Categorias

YouTube deixará de dar suporte ao IE6 em 13 de março

IE6 começa a ser descontinuado pelo Google
Data foi divulgada em página do Google sobre solução de problemas.

A partir de 1º de março, Google Docs deixará de suportar versão.

O YouTube vai deixar de oferecer suporte ao navegador Internet Explorer 6, da Microsoft, em 13 de março. A informação foi dada pelo Google, em uma página específica intitulada “Solve a Problem: Upgrading your browser” (“Solucione um problema: atualize seu browser”).

“Em 13 de março, vamos deixar de dar suporte ao seu browser. Você vai continuar sendo capaz de ver vídeos depois dessa data, mas novos recursos poderão não funcionar adequadamente”, informa o texto, que também oferece sugestões de navegadores ao usuário.

“Existem 50 alternativas ao seu browser – aqui estão 5 delas: Google Chrome, Opera 10, Internet Explorer 8, Safari 4 e Firefox 3.6”, continua a mensagem, que aparece antes da exibição do vídeo no YouTube.

Há pouco menos de um mês, o Google anunciou em seu blog oficial que deixaria de dar suporte ao IE6. “A web evoluiu nos últimos dez anos, de simples páginas de texto a aplicativos ricos e interativos, incluindo vídeo e voz. Infelizmente, os browsers muito antigos não podem executar muitos destes novos recursos de forma eficaz”, escreveu na época o gerente de produtos sênior do Google Apps, Rajen Sheth, no post intitulado “Navegadores modernos para aplicações modernas”.

Navegadores modernos

“Então, para ajudar a garantir que sua empresa possa usar as aplicações web mais recentes e avançadas, nós o incentivamos a atualizar seus navegadores o mais rapidamente possível”, completou o executivo, para em seguida acrescentar sua lista de navegadores mais modernos: “Microsoft Internet Explorer 7.0+, Mozilla Firefox 3.0+, Google Chrome 4.0+ e Safari 3.0+”.

“Muitas outras empresas já deixaram de oferecer suporte a navegadores mais antigos, como o Internet Explorer 6.0, bem como os navegadores que não são suportados pelos seus próprios fabricantes. Nós também vamos começar a eliminar progressivamente o nosso suporte, começando com Google Docs e Google Sites”, postou Sheth, marcando o início dessa fase para 1º de março.

O IE 6 foi lançado em 2001, e é considerado tecnicamente ultrapassado por muitos web designers, programadores e especialistas em internet, que organizaram uma campanha pelo fim dessa versão do navegador da Microsoft. Apesar do boicote, a Microsoft decidiu estender o suporte ao IE 6 até 2014.

Com informações de G1.