Categorias

YouTube divulga sua lista de vídeos mais populares em 2015

O YouTube se junta ao Yahoo, Bing, Twitter e Facebook e publica sua lista do que bombou entre seus usuários no ano que se encerra.

A listagem leva em consideração fatores como o tempo que cada usuário passou visualizando o vídeo, o número de comentários, a quantidade de curtidas e compartilhamentos para compor uma escala de popularidade.

No Brasil, a plataforma de vídeos foi dominada pela Turma da Mônica (16 milhões de visualizações) , Maisa (17 milhões) e Kéfera (12 milhões) no Top 10, mas Minecraft e Porta dos Fundos também marcam presença na listagem. Ao contrário do ranking global, há predominância de produções amadoras ou de médio custo em relação a produções realizadas por grandes empresas de mídia. Confira a lista abaixo, na íntegra:

A música ainda é o principal motor do YouTube, com um número significativamente maior de visualizações e recebeu uma listagem separada. No ranking de vídeos de músicas, Luan Santana é líder entre o público brasileiro com 91 milhões de visualizações do clipe oficial de Escreve Aí. Entre os Top 10 há um equilíbrio entre artistas nacionais e estrangeiros. A playlist pode ser assistida online.

O ranking global de vídeos que não são musicais trouxe Liam Neeson em um comercial de jogo móvel, Justin Bieber participando de um pegadinha na TV e Barack Obama em um esquete onde lê tuítes mal-humorados. A maior parte das produções que compõem a listagem fazem parte de programas de televisão ou são grandes produções, com pouco espaço para a produção independente.

No ranking global de vídeos musicais, mais uma vez o ano pertenceu à música pop. Estranhamente, a banda britânica One Direction, campeã do Twitter em 2015, não aparece no Top 10 do YouTube, que é encabeçado por Wiz Khalifa e a música See You Again.