Categorias

YouTube ganha modo “Stories”

O mundo dá voltas e agora é a vez do YouTube anunciar um modo “Stories” em sua plataforma, um novo formato inspirado pela concorrência em outras redes sociais, mas customizado para atender às necessidades dos criadores de conteúdo de seu sistema.

O recurso foi batizado de Reels e, por enquanto, nessa fase inicial, está sendo habilitado somente para canais com mais de 10.000 inscritos, embora haja relatos de canais com um número bem abaixo dessa marca que já estão conseguindo utilizar a funcionalidade.

“Queremos fazer ainda mais para oferecer a você maneiras fáceis de se expressar e se envolver com os fãs, então hoje também estamos revelando um novo recurso”, anunciou o YouTube em seu blog oficial. A própria empresa reconhece a semelhança com o formato “Stories”, mas destaca que o recurso irá oferecer “flexibilidade para criar vários Reels e que eles não expirem”, a partir de pedidos da própria comunidade de criadores de conteúdo da plataforma.

Os Reels não irão aparecer no topo da interface do YouTube e tampouco se tornarão o formato padrão da plataforma, mas estarão acessíveis através de uma aba específica nos canais de seus criadores. O objetivo do YouTube é aumentar o engajamento entre o público e os canais, com sequências de vídeos curtos de até 30 segundos, dispensando a necessidade do criador produzir um vídeo completo para manter sua audiência acesa. Esse intervalo de tempo entre um upload e outro era algo que o YouTube já vinha tentando preencher desde  o ano passado.

Os Reels podem ser gravados com dispositivos móveis e receber aplicações de filtros, textos, música e até adesivos, a exemplo do que já acontece em outros modos “Stories” de outros aplicativos e rede sociais. Se o formato emplacar entre os usuários, Reels podem começar a serem sugeridos na página principal do YouTube.