YouTube
Categorias

YouTube lança no Brasil plataforma que reúne vídeos educacionais

YouTube
YouTube lança no Brasil serviço dedicado a auxiliar estudantes do ensino médio

O YouTube lançou hoje o YouTube Edu, plataforma que reúne cerca de 8 mil vídeos educacionais de 26 canais brasileiros, com conteúdos voltados para alunos do ensino médio. O acesso é gratuito para os vídeos que abordam conteúdos de matemática, biologia, português, física e química.

Segundo a empresa, a ideia não é substituir o ensino formal, mas sim, disponibilizar conteúdos de forma democrática, de forma a auxiliar os estudantes. O projeto não vai oferecer monetização diferenciada aos professores do YouTube Edu, remunerando os vídeos apenas com a renda de publicidade vinda do AdSense. A companhia acredita que, até o fim do ano, contará com uma base de 12 mil videoaulas.

A curadoria dos vídeos está sendo feita pelo Instituto Lemann, através de uma parceria com o YouTube. Cerca de 93 mil vídeos foram classificados como educacionais, mas a maioria deles se tratava de tutoriais, não se enquadrando no perfil lecionado no ensino médio. Porém, a empresa utilizou um algorítimo para selecionar 112 canais, e uma equipe de aproximadamente vinte pessoas avaliou a qualidade dos materiais.

– No Brasil, segundo a comScore, há cerca de 60 milhões de pessoas que acessam o YouTube mensalmente e muitas delas estão produzindo conteúdo – afirmou Fábio Coelho, presidente do Google Brasil.

Em relação ao formato dos conteúdos, o diretor executivo da Fundação Lemann, Denis Mizne, declarou que o foco da seleção foi avaliar a qualidade, e não o formato dos vídeos.

– Cada aluno aprende melhor de um jeito, e um grande diferencial da plataforma é justamente possibilitar que as pessoas escolham o professor que melhor se adapta ao seu perfil – afirmou o executivo.

O serviço pode ser acessado a partir deste link.