Categorias

YouTube muda tudo em sua interface web

Celebrando seus 12 anos de existência nesse mês de Maio, o YouTube está de cara nova em sua interface web.

O novo layout segue o padrão Material Design especificado pelo Google para todos os seus produtos, mas oferece também uma versão com fundo escuro que o usuário pode escolher.

O objetivo do YouTube é ter uma interface consistente em todas as plataformas, já que sua versão em aplicativo já adotava o mesmo padrão, mas também disponibilizar uma navegação mais precisa e leve para todos os usuários, otimizando recursos. O Google também aponta que o novo layout facilita a implementação de novas funcionalidades a longo prazo e cita, como exemplo, a opção de tema escuro para a página.

Essa mudança foi possível graças ao emprego da framework de JavaScript Polymer, apresentada pelo Google há vários anos. O novo layout do YouTube estava em desenvolvimento desde o ano passado, adaptando o código anterior para ser compatível com a nova biblioteca. O resultado, segundo Manuel Bronstein, VP de Gerenciamento de Produto do YouTube, é que “elementos podem ser construídos uma vez e então reaplicados mais rapidamente”. E completa: “isso então nos habilita a explorar mais e realizar mais coisas”.

Confira como fica nosso canal visualizado no YouTube antigo, no novo YouTube e no Tema escuro do novo YouTube:

Por enquanto, o novo layout ainda está em fase de testes e não está habilitado para todos os visitantes, mas qualquer um com uma conta no YouTube pode visitar a página oficial do redesign e ativar a mudança em sua visualização. Para desabilitar o novo visual, basta clicar no ícone da sua conta e usar a última opção do menu, Restore classic YouTube. Você será submetido a uma enquete sobre o motivo de decidir retornar ao visual anterior.

Para habilitar o Tema Escuro, basta clicar no ícone de sua conta, clicar na opção Dark Theme do menu de opções e ativar o recurso. De acordo com o YouTube, a ideia por trás do Tema Escuro é “cortar o reflexo e aproveitar as cores verdadeiras dos vídeos que você assiste”.