Categorias

YouTube passa a suportar transmissão ao vivo em 360 graus

O YouTube anunciou no final da tarde dessa segunda-feira que passará a oferecer suporte a transmissões ao vivo em 360 graus em sua plataforma.

Outras novidades reveladas foram a possibilidade de uso de som espacial, que parece envolver o ouvinte,  e vídeos em resolução de 1440p a 60fps, para maior exibição de detalhes de imagem.

Segundo o YouTube, o objetivo da plataforma é ampliar a oferta de acesso a conteúdo em 360º, facilitando a produção desse tipo de material para todos os usuários. Para começar uma transmissão ao vivo no formato, bastaria ter o equipamento adequado, por exemplo: nenhuma alteração é necessária na forma como o usuário interage com o YouTube atualmente para ativar esse recurso.

A prova de fogo da novidade será o festival de música de Coachella, cuja transmissão em tempo real será realizada com a tecnologia 360º. Os espectadores poderão conferir cada detalhe do evento usando qualquer dispositivo de Realidade Virtual ou apenas um navegador tradicional, seja no desktop ou em dispositivos móveis, e movimentando a cena com o mouse.

youtube-360

Para tornar o suporte à tecnologia invisível para o usuário final e prático de implementar, o Google negociou com os principais fabricantes de softwares e hardwares e produziu a Live API, que facilita a interação entre o equipamento e o sistema de transmissão do YouTube. A meta é unificar o ecossistema de diferentes fabricantes e soluções em torno de um modelo de transmissão que atenda às necessidades dos usuários.

Além dos vídeos em 360º em tempo real, o YouTube também anunciou o suporte a som espacial, “onde profundidade, distância e intensidade, todos desempenham um papel” no resultado final, de acordo com Neal Mohan, Chief Product Officer para YouTube. O áudio gerado se aproxima do mundo real e facilita a experiência de imersão do usuário em cenários produzidos para Realidade Virtual.

Por enquanto, a tecnologia não está disponível para transmissões ao vivo, mas já está habilitada para vídeos gravados. Outra limitação nessa primeira fase é que, para experimentar o som espacial adequadamente, o usuário precisa estar em um ambiente Android e utilizando fones de ouvido. Se você se enquadra nos critérios, pode ouvir a lista de áudios criada pelo YouTube para demonstrar a tecnologia.

youtube-espacial

A última das novidades anunciadas pelo YouTube é o suporte a resolução de 1440p a 60fps para transmissões ao vivo. Os espectadores serão beneficiados com um grau de nitidez inédito na plataforma, com 70% mais pixels do que o chamado HD em 1080p. A proposta do YouTube é aliar esse novo limite com as transmissões em 360º para oferecer a melhor experiência imersiva possível para o usuário. Mas transmissões tradicionais também poderão aproveitar o novo padrão de qualidade, principalmente streamings de jogos eletrônicos.