Categorias

YouTube Red e Google Play Music deverão ser unificados

Em um futuro próximo tudo indica que YouTube Red e Google Play Music deverão ser unificados em um único serviço de streaming, mas nenhuma data ainda foi confirmada pelo Google.

Em uma palestra realizada essa semana durante a New Music Seminar, em Nova York, Lyor Cohen, veterano da indústria fonográfica e atual diretor global de música do YouTube, falou abertamente em fundir os dois serviços.

Perguntado sobre a baixa adesão dos amantes de música ao YouTube Red, Cohen disparou: “o importante agora é combinar o YouTube Red e o Google Play Music, e ter uma única oferta”. Na prática, para o usuário, isso já acontece: assinantes de um dos serviços já possuem acesso gratuito ao outro, mas são ecossistemas diferentes, interfaces diferentes, aplicativos diferentes. Desde o surgimento do YouTube Red, sempre se perguntou por quanto tempo o Google manteria o Play Music, com propostas que se sobrepõem.

Internamente, o YouTube já derrubou as barreiras, consolidando os times de desenvolvimento em uma única equipe desde Fevereiro deste ano. A expectativa dos analistas é que a marca Google Play Music seja extinta em favor de seu rival mais recente, atraindo mais assinantes para fortalecer o YouTube Red. O temor é que a transição afaste os usuários do Google Play Music, mas trata-se de uma questão de reeducar os consumidores para um serviço com a mesma função.

Apesar dos rumores, nada é oficial, ainda que o próprio Google tenha enviado um comunicado à imprensa sobre a possibilidade de mudanças. Segundo a nota, o Google está “avaliando como unir nossas opções de música para entregar o melhor produto possível para nossos usuários, parceiros musicais e artistas”. Entretanto, “nada irá mudar para os usuários hoje e nós iremos fornecer muitas informações antes que qualquer mudança seja feita”.