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YouTube reforça regras para combater conteúdo impróprio para menores

O YouTube anunciou uma série de reforço em suas regras de política de uso para combater conteúdo impróprio que estaria sendo distribuído para menores, inclusive burlando os filtros do YouTube Kids.

A reação da plataforma está vindo a reboque da cobertura recente da imprensa internacional do chamado “Elsagate”, uma referência à princesa da animação Frozen, da Disney.

Desde o meio do ano, diversos veículos de mídia tem reportado a presença de vídeos inadequados focados no público infantil, trazendo personagens consagrados do imaginário infantil em situações constrangedoras, violentas e até mesmo eróticas. Essas produções oriundas de diversos canais acabam aparecendo em resultados de pesquisas e até mesmo dentro dos limites do YouTube Kids, acumulando milhões de visualizações a despeito de denúncias de adultos.

Apesar de ser um problema conhecido há meses, somente agora o YouTube se pronunciou a respeito da crise, prometendo uma série de cinco mudanças que poderão dar um fim ao Elsagate. O próprio YouTube reconhece que o panorama não é recente: “nos últimos meses, notamos uma tendência crescente em torno do conteúdo no YouTube que tenta passar como familiar, mas claramente não é”, informa em seu comunicado oficial.

Para tentar resolver o problema, o YouTube estabeleceu que irá:

  1. Realizar uma aplicação mais dura de suas regras de comunidade e uma maior aplicação através de tecnologia;
  2. Remover a publicidade de vídeos inapropriados focados na família;
  3. Bloquear comentários inapropriados em vídeos que apresentam menores de idade;
  4. Oferecer orientação para criadores para a produção de conteúdo amigável para a família;
  5. Aprender com especialistas para separar conteúdo corretamente.

Desde Junho, o YouTube informa que removeu publicidade de três milhões de vídeos que poderiam ser enquadrados nesse tipo de violação dos termos de uso e endureceu a aplicação das regras para remover anúncios de outros 500 mil vídeos. O YouTube também garante que ampliou seu quadro de recursos para ampliar a monitoração de conteúdo voltado para o público infantil e que resultados devem aparecer nas semanas e meses que virão.