Cidadãos da Turquia finalmente recuperaram o acesso ao YouTube, marcando o fim de um bloqueio de 67 dias contra o site de compartilhamento de vídeos feito pelo governo turco.
Na semana passada, o Tribunal Constitucional do país decidiu que a proibição do YouTube – abruptamente imposto no final de março – é uma violação ilegal da liberdade de expressão. A decisão vem depois do cancelamento de um bloqueio separado (mas igualmente controverso) do Twitter no país, feito em abril.
Em ambos os casos, o governo turco foi criticado mundialmente por tomar medidas tão drásticas. Usuários experientes até conseguiam encontrar maneiras de contornar a censura, mas a restauração do acesso ao YouTube finalmente marca um final apropriado para a polêmica.
Tribunais inferiores já haviam pedido o fim da proibição, mas o governo desafiou as ordens até ouvir do Tribunal Constitucional da Turquia. Mesmo após a decisão, o governo ainda demorou para remover totalmente o bloqueio do YouTube, mas relatórios locais agora indicam que o serviço está funcionando normalmente para todos.