Categorias

YouTube Space Rio quer transformar Rio de Janeiro em polo audiovisual

Será oficialmente inaugurado nessa segunda-feira o YouTube Space Rio, na Zona Portuária da capital carioca, um dos maiores investimentos da plataforma de vídeo no Brasil.

O complexo tecnológico de 3000 metros quadrados já está em funcionamento no Armazém 1, próximo à Praça Mauá, e faz parte da iniciativa Porto Maravilha para a revitalização da região.

“Queremos estimular a produção e aumentar a qualidade dos vídeos para a internet. Não deixamos nada a desejar ao Projac, nem a Hollywood. Dá até para gravar novelas e filmes aqui”, celebra Livia Marquez, diretora do local. Ao todo, são três estúdios completos de gravação, salas de aula e oito ilhas de edição com o objetivo de transformar o Rio de Janeiro um polo de produção audiovisual voltado para a web. O valor total investido é mantido em sigilo absoluto, mas sabe-se que o Google não economizou na criação do complexo.

Essa é a nona unidade YouTube Space no mundo todo e a maior fora dos Estados Unidos, ocupando a segunda posição no ranking mundial e perdendo somente para o YouTube Space de Los Angeles. Foram nove meses de construção e a inauguração oficial acontecerá nessa segunda-feira, em um grande evento. Mas antes mesmo de abrir as portas para o público, o complexo já foi utilizado para gravações de vídeos de nomes de peso da web brasileira, como Felipe Neto e o grupo Porta dos Fundos, que aprovaram a infraestrutura oferecida.

Entretanto, o YouTube Space Rio pretende ser mais do que um espaço para famosos e estabelecidos: tecnicamente, qualquer canal com mais de 1000 inscritos pode se candidatar a utilizar as instalações. Outro objetivo do complexo é formar produtores de conteúdo, oferecendo de 3 a 4 cursos e workshops diariamente, com temas que vão de Realidade Virtual a edição de vídeo, passando por mídias digitais, como lidar com cyberbullying e outros tópicos relevantes para o crescimento da plataforma.

Nós fomos à festa de inauguração