Essa é realmente para assustar ou, pelo menos, para deixar aqueles que ainda apreciam bons e longos textos no mínimo preocupados. Uma pesquisa conduzida pela revista Variety em Julho passado descobriu que as cinco personalidades mais populares entre os jovens norte americanos com idades entre 13 a 18 anos são todos youtubers, como por exemplo o sueco PewDiePie (ou Felix Arvid Ulf Kjellberg), que possui mais de 29 milhões de inscritos em seu canal especializado em games, e o pessoal do Smosh, com seu canal especializado em comédia com mais de 18 milhões de inscritos.
Segundo os resultados da pesquisa, os jovens dos Estados Unidos chegam a gostar mais destas figuras do que das celebridades mainstream mais tradicionais, como por exemplo músicos e atores (filmes e TV). A pesquisa contou com a participação de 1.500 pessoas, e foram feitas perguntas a respeito de 20 personalidades bastante conhecidas, incluindo famosos como Johnny Depp, Jennifer Lawrence, Katty Perry, Vin Diesel e Leonardo DiCaprio (que ficou em último lugar).
Foram avaliados itens como, por exemplo, acessibilidade e autenticidade, e vale destacar que, surpreendentemente, o 6º colocado na lista não é um youtuber, e sim o ator Paul Walker (Velozes e Furiosos), morto em um acidente de carro no ano passado.
Uma pontuação baseada no desempenho das celebridades durante as respostas dos participantes foi então aplicada (com uma escala de até 100 pontos), e então foi obtida a lista na qual os cinco primeiros colocados são youtubers, com scores 93 (Smosh), 92 (The Fine Bros.), 92 (PewDiePie), 84 (KSI) e 81 (Ryan Higa).
Os resultados da pesquisa acabaram levando à conclusão de que para os jovens participantes, os youtubers são “mais cativantes, notáveis e relacionáveis que as estrelas mainstream, as quais foram classificadas como mais mais inteligentes e mais confiáveis“.
Parece que estamos mesmo em uma época na qual a palavra escrita perdeu bastante de seu apelo e espaço, infelizmente, pelo menos para os mais jovens. Mas temos também de lembrar que, além da pouca idade dos participantes, esta pesquisa foi realizada apenas nos Estados Unidos. Diferentes realidades de repente podem resultar em diferentes resultados.
Mas se pararmos para observar a rapidez com que canais no Youtube são lançados, a frequência com que são atualizados e a alta velocidade com que muitos deles ganham seguidores, tudo acaba meio que se encaixando. Para os jovens, principalmente na faixa etária acima citada, parece que o dinamismo e a facilidade de acesso a um vídeo no Youtube, com a miríade de recursos audiovisuais envolvida, é mesmo fator determinante no momento de buscar uma opinião, seja sobre um produto, sobre o dia a dia, ou até mesmo para descontração.