Categorias

Zynga diminui acordo com Facebook e relança site de jogos

Zynga desenvolve jogos como FarmVille e CityVille

Na próxima semana, a produtora de jogos online Zynga irá lançar um novo site para permitir que os usuários tenham acesso aos seus jogos favoritos sem precisar logar ou até mesmo usar dados de suas contas no Facebook. A ideia da empresa é desenvolver sua independência da rede social.

Tim Catlin, diretor-geral do Zynga.com, afirmou em entrevista para a Reuters que, entre os motivos que geraram a mudança, estava reclamações de usuários que desejavam criar nomes de jogadores diferentes dos usados na rede social: “antes, era preciso usar sua conta no Facebook para jogar, mas isso muda daqui em diante”, disse Catlin. 

O relançamento do site é um grande passo para a Zynga, que até então tinha uma parceria lucrativa com o Facebook: por vários anos, a empresa obteve 90% de suas receitas com jogos feitos para a rede social, que por sua vez recebia 15% do faturamento, cobrado através de pequenas tarifas pagas pelos usuários.

Mesmo com acordos especiais, a vantagem competitiva da Zynga vem diminuindo com os anos, conforme outras empresas entraram no segmento. Assim, no ano passado, as duas empresas anunciaram que iriam rever seus contratos para mudar a situação.