Códigos
280 visualizações

Gerando números e registros aleatórios em SQL SERVER

Alessandro Silvestre - 18 de outubro de 2010

Saudações a todos, Hoje vou apresentar duas rotinas simples porém de extrema utilidade em SQL Server, seja 2005 ou 2008. A primeira delas consiste em gerar registros com números aleatórios e a segunda consiste em retornar um único registro aleatório. Vamos ao nosso cenário, imagine que você esta trabalhando em um banco e este deseja implementar aqueles cartões de numeração para validar o usuario, o famoso TOKEN. Então iremos receber o ID da um registro de cliente, para poder ligar o token ao cliente. Vamos aos código: Precisaremos de 2 Tabelas 2 dois scripts T-SQL, sendo um deles uma procedure

Códigos
363 visualizações

GridView: Criando objetos em tempo de execução

Alessandro Silvestre - 24 de fevereiro de 2010

Saudações a todos. Em outro código Como criar e ler campos dinâmicos com C#, apresentei como ler e criar objetos em tempo de execução. Apresento agora basicamente o mesmo código, só que desta vez trabalhando com GridView. É um exemplo simples, útil e tem o intuito de mostrar que em tempo de execução é possível ser fazer de tudo e mais um pouco do que é feito no modo designer. APLICAÇÃO : Teremos neste os arquivos: - DEFAULT.ASPX. Contém o designer da pagina, um arquivo - DEFAULT.ASPX.CS, Contém o código programado da aplicação - GridLupa.PNG , uma imagem e - por padrao o arquivo Web.Config. Como fonte de dados utilizarei DataTable. Todo o código é comentado passo-a-passo, tornando-o assim de fácil entendimento. Vale destacar que todo o código é feito na linguagem C# e é focado para o ambiente WEB (ASP).

Artigos
224 visualizações

Fundamentos de classe do C# – O Sistema de tipos

Alessandro Silvestre - 24 de junho de 2009

Entendendo o sistema de tipos primitivos e tipos criado por usuários, bem como a conversão de um tipo para outro.

Códigos
133 visualizações

Capitalizar strings em ASP.Net utilizando C#

Alessandro Silvestre - 24 de junho de 2009

Uma técnica bem simples, ou melhor 2 técnicas que encontrei em um site na qual não lembro mais. Como no C# (C-Sharp) não existe um método para fazer isso, então temos dois códigos que poderemos adicionar em nosso projeto para capitalizar uma string, ou seja, converter para maiúsculo os primeiros caracteres. Pode ser usado para tratar nomes próprios por exemplo. O segundo método é mais funcional e mais simples. Espero que ajude. Abraço e sucesso!

Códigos
196 visualizações

Limpando todos os controles do tipo input em uma página com ASP.NET C#

Alessandro Silvestre - 17 de junho de 2009

Esta é uma rotina muito simples, porém de extrema necessidade. No exemplo é disparado através de um botão, esta tem a finalidade de percorrer todos os campos de um formulario frmPadrao e devolver seu status inicial. Com poucas alterações você pode personalizar o modo como estes campos devem ser em seu status inicial como, por exemplo, setando opções default em combos ou checkbox. Com funciona? É criado um controle que apresenta um formulário e neste é feito um "for each" para percorrer todos seus objetos. Dentro deste laço é iniciada a validação para identificar qual é o tipo do objeto e aplicar um novo valor ao mesmo. Pode-se, por exemplo, identificar seu id ou name e personalizar seus valores. Espero que realmente possa ser útil

Códigos
161 visualizações

Proteção contra SQL Injection no ASP.NET

Alessandro Silvestre - 11 de maio de 2009

Saudações a todos. Hoje explico a vocês como aumentar segurança em autenticação, SQL Injection é uma brecha grave na segurança que toda via deve obrigatóriamente tratada, dificultando assim o acesso de usuários nao cadastrados. Para este exemplo será necessário: * SQL SERVER : * Criar um Banco de Dados (dbTeste); * Criar uma Tabela (tbLogin), abaixo script da tabela; * Inserir um usuario e uma senha; * Visual Studio : * Criar um novo Web Site * Digitar código na pagina Default.ASPX e Default.ASPX.CS * No arquivo Default.ASPX.CS configurar linha de conexão com banco de dados, segundo sua realidade. * Forma de Testar * 1º Teste, informe o login e senha cadastrados no banco e teste com as duas formas de conexao; * 2º Teste, no campo login digite ' or 1=1 -- e teste com as duas forma de conexao; nesta forma será efetuado a autenticação com SQL Injection, pois como pode notar eu insiro uma aspas simples esta tem a função de fechar a primeira aspas simples aberta na instrução sql o restante (OR 1=1 --)faz retornar sempre uma condição verdadeira e os dois sinais de menos, cancelam o restante da linha; Eis abaixo o código da aplicação:

Códigos
204 visualizações

Envio de e-mail utilizando o componente CDONTS.NewMail

Alessandro Silvestre - 14 de abril de 2009

Apresento uma rotina simples porém funcional para o envio de e-mail utilizando o componente NewMail da biblioteca CDO (CDONTS) do ASP Clássico, especificamente para adicionar funcionalidades de troca de mensagens a um aplicativo. O objeto NewMail foi construído apenas para gerar mensagens rapidamente a partir de dentro de um aplicativo. Não há nenhuma interação com o usuário permitida ao objeto NewMail e nao há nenhum suporte para uma interface conectar-se a um servidor de correio. As propriedade do objeto NewMail são de leitura. Se você adicionar objetos Recepient ou objetos Attachment a um objeto NewMail, esses itens não podem ser removidos. Você não pode remover o objeto NewMail da memória até configurar explicitamente a variavel de objeto NewMail como Nothing Propriedades do objeto NewMail Bcc - Um valor string que representa os destinatário que receberão uma copia oculta da mensagem atual; Body - Um valor string que representa o corpo de texto do conteudo do NewMail; BodyFormat - Um valor inteiro que presenta o formato de texto para o corpo de texto; Cc - Um valor string que representa os destinatario que receberão uma copia da mensagem atual; ContentBase - Um valor string que representa o URL de raiz de base para todos os URL que se relaciona, com o conteudo do objeto NewMail; ContentLocation - um caminho relativo ou absoluto para todos os URLs que se relacionam com o conteudo do objeto NewMail; From - Um valor string contendo o endereço de correio eletronico do remetente da mensagem; Importance - Um valor de inteiro que presenta a prioridade da mensage de NewMail. É utilizado pelo subsistema de troca de mensagem no agendamento de entrega da mensagem atual; MailFormat - Um valor de inteiro que representa o metodo de codificação para o conteuido da mensagem do objeto NewMail; Subject - Um valor string contendo a string de assunto da mensagem atual; To - Um valor de string que representa o endereço de correio eletronico dos destinatario da mensagem do objeto NewMail separados por ponto e virgula ( ; )quando este for mais de um; AttachFile - Anexa um arquivo a mensagem atual; AttachURL - Anexa um arquivo a mensagem atual e associa-se a um URL com esse anexo; Send - Envia a mensahem atual para todos os destinatarios listados nas propriedade TO, Cc, Bcc Espero que esta lhe seja de grande ajuda. Por favor não deixe de postar seus comentários.

Códigos
285 visualizações

Enviando E-mail com ASP.NET em C#

Alessandro Silvestre - 26 de fevereiro de 2009

Apresento a vocês o script pronto e funcional para se criar em C# ASP.NET uma página de contatos que pode ser inclusa em qualquer site para envio de e-mail. Neste exemplo além de aprender a enviar e-mails com o ASP.NET em C#, aprenderemos a criar uma classe para ler arquivos XML para preenchimentos de objetos do tipo ComboBox, isto é uma tarefa útil pois evita acessos desnecessários ao banco de dados. Neste exemplo utilizaremos 4 arquivos Default.aspx/Default.aspx.cs, FillDropdownList.cs, ContatoAssunto.xml, Estados.xml, estes dois últimos deverão ser criados na pasta XMLFiles. Vale apena destacar que a aplicação foi criada no VS 2008 Framework 3.5 e o código completo da aplicação encontra-se em anexo ao arquivo. Espero que esta possa lhe ser de grande utilidade.

Códigos
434 visualizações5

Localizar procedures que contenham determinada palavra

Alessandro Silvestre - 25 de fevereiro de 2009

Saudações a todos. Hoje lhe apresento um script SQL SERVER muito simples, porém de muita utilidade. Com este é possível localizar uma procedure, função ou view que contenha uma palavra especifica, esta palavra pode ser um comando um comentário o nome de uma tabela enfim o que você bem quiser. Como funciona, procuro nas tabelas de sistemas do SQL SERVER, o objeto desejado e faço join com a outra tabela tambem de sistema para listar o conteudo da procedure. o campo do TYPE armazena o tipo do objeto a ser localizado, onde : U => Tabela Usuário S => Tabela de sistema P => Procedure V => View F => Function

Códigos
280 visualizações

Criando gráficos em ASP.NET usando C#

Alessandro Silvestre - 17 de fevereiro de 2009

Apresento a vocês o script pronto e funcional para se criar, em C# ASP.NET, gráficos. É um exemplo simples que pode ser facilmente adaptado para N funcionalidades, como por exemplo aquelas chaves de verificações para evitar-se o uso de rôbos ao ler uma página. Este exemplo foi criado no Framework 3.5 porém, funciona perfeitamente no 2.0 apesar de não ter testado em outros, acredito que funcione também. Nossa aplicação tera apenas um único arquivo DEFAULT.ASPX, e não iremos definir nenhum objeto na área designer, tudo será criado em tempo de execução. MÃOS A OBRA! Abra seu Visual Studion (VS) e inicie um novo Web Site escolha a linguagem C#. Na guia Solution Explorer selecione o arquivo DEFAULT.ASPX e click no botao View Code, será aberto o arquivo DEFAULT.ASPX.CS entre com o código a seguir. Espero que esta possa lhe ser de grande utilidade.