0 Compartilhamentos 112 Views

Criando sites com facilidade

Para boa parte do público-alvo do Código Fonte, criar sites não é uma tarefa difícil. Codificar em HTML, produzir uma resposta visual com CSS ou até mesmo criar seus próprios gráficos no editor de imagens são desafios que já fazem parte de nosso cotidiano, assim como montar um banco de dados e ligar seu conteúdo dinamicamente com o site através de linguagens de programação.

Entretanto, para muitos usuários que existem por aí, a perspectiva de se criar um site do zero pode ser uma  barreira de entrada e um Criador de Sites tem a função de quebrar esse bloqueio. Mostramos aqui as vantagens dessa solução e as armadilhas que devem ser evitadas por quem está procurando essa alternativa.

7 Benefícios do uso de um construtor de sites online

  1. Seu site está pronto em pouco tempo. Os construtores de sites simplificam todo o processo de criação de sites. O usuário começa com temas predefinidos, páginas da Web pré-preenchidas e aplicativos e ferramentas prontos para uso. Tudo o que precisa fazer é adicionar seu próprio conteúdo e clicar em publicar para o site estar no ar instantaneamente.
  2. Nenhuma programação ou habilidades técnicas necessárias. Os construtores de sites são projetados para pessoas com pouca ou nenhuma habilidade técnica. Estas ferramentas usam a tecnologia de arrastar e soltar e um design de interface amigável, permitindo que a pessoa média digite texto, faça upload de imagens ou altere e mova qualquer elemento com um simples clique e arraste o mouse sem precisar escreva ou edite uma linha de código e nenhum manuseio de FTP ou outros detalhes técnicos.
  3. Nenhum talento de design é necessário. Projetar um site que atrai pessoas requer pelo menos uma habilidade básica em design gráfico. Mas se o usuário não tiver certeza de onde começar ou não se sentir confiante em suas habilidades de design, basta escolher um tema projetado profissionalmente e ir a partir daí. Os temas são um dos melhores recursos de um criador de sites e, o melhor de tudo: o usuário não precisa se ater rigidamente ao design proposto, pois quase todos os criadores de sites permitem que se customize o tema para atender às necessidades e estilo do projeto.
  4. Bibliotecas e coleções de aplicativos. Muitos criadores de sites vêm com uma biblioteca de aplicativos e ferramentas gratuitas que podem ser utilizadas para se adicionar funcionalidades ao site. Existem aplicativos gratuitos e pagos; alguns são incorporados ao construtor de sites e a outras ferramentas de terceiros totalmente integradas.
  5. Seu site pode ser editado a qualquer momento em qualquer computador. Como os criadores de websites são online e seus arquivos da Web são hospedados no servidor do provedor de serviços, é possível entrar na conta, fazer qualquer alteração e clicar em salvar ou publicar para que as alterações estejam ativas em tempo real. Tudo o que o usuário precisa é de um navegador e uma conexão com a Internet, a qualquer hora e em qualquer dispositivo.
  6. Construir um site com um construtor de sites não requer um grande orçamento. Dependendo do serviço de hospedagem, há uma abundância de planos gratuitos e pagos para você escolher. Mesmo com planos pagos, os construtores de sites são muito acessíveis em comparação com a contratação de ajuda profissional. Além disso, muitos construtores de sites vêm com serviços de hospedagem gratuita e nomes de domínio gratuitos ou a plataforma de construção de sites sai gratuita com o plano de hospedagem.
  7. Os criadores de sites facilitam a manutenção do próprio site. Manutenção regular do site é uma necessidade, como qualquer profissional do ramo pode atestar. Os visitantes estão sempre atentos às novidades, por isso é importante fornecer informações, notícias, produtos ou recursos novos e interessantes. Por causa da facilidade de uso de um criador de sites, o próprio usuário também pode assumir a tarefa de fazer alterações e atualizar um site.

7 Desvantagens do uso de um construtor de sites online

É preciso deixar claro que o recurso de um construtor de sites online, embora prático e econômico, nunca irá substituir o trabalho de um bom profissional com uma solução completa. Além disso, quem optar por esse tipo de ferramenta deve estar atento a outras desvantagens:

  1. Apenas 1 página. A maioria dos construtores de sites oferece apenas uma única página a ser criada, o que é ruim para SEO e terrível para criar uma presença online. Os sites devem ter várias páginas e crescer constantemente, afinal, não deve ser possível exibir todo o potencial de uma empresa em apenas uma página. Os sites devem ser divididos em diferentes páginas e níveis para fornecer todas as informações necessárias, a que ele serve, onde se localiza, produtos, forma de contato.
  2. Baseados em Flash. Alguns construtores de site ainda se escoram na utilização do Flash como plataforma. É preciso ter em mente que:  Google e outros mecanismos de pesquisa não conseguem ler o flash, por isso não fazem ideia do que é o site; soluções em Flash são lentas e pesadas para os visitantes; Flash também é muito inseguro; e, além disso, o conteúdo da página não pode ser pesquisado e a tecnologia não é mais suportada em alguns navegadores, incluindo plataformas móveis.
  3. Mau SEO. Uma das piores falhas sobre o uso de um construtor de sites para criar um site de negócios é que o construtor cria um código automático que não costuma ser bem estruturado e não contém os elementos necessários para ajudar os sites a se classificarem melhor no Google.
  4. Não é compatível com dispositivos móveis. Ter um website otimizado para dispositivos móveis é provavelmente um dos fatores mais importantes atualmente. Quando se utiliza um criador de websites, nem sempre é empregado um design de website responsivo. Ou seja, o resultado final pode até parecer elegante em um desktop, mas pode ser desastroso em um smartphone ou mesmo um tablet. Para o sucesso de um site, é importante que funcione em todos os dispositivos, pois os usuários estão acessando a Web de várias maneiras diferentes.
  5. Anúncios. Ter um grande anúncio de “crie seu próprio site gratuitamente” no topo da página ou mesmo no rodapé é algo que nenhum proprietário de site desejaria para seu negócio. Essa publicidade involuntária não apenas desvaloriza a marca, mas também tira a experiência do usuário de um site. É um atestado de que o dono do site não se importa o suficiente para investir em um site real.
  6. Não usa nem mesmo um nome de domínio real. Com alguns sites de construtor de sites, o usuário não tem sequer o direito de usar seu próprio nome de domínio. Os proprietários do serviço liberam uma URL como minhaempresa.servicogratuito.com ou minhaempresa.sitebarato.com. Esse tipo de endereço diminui o valor da marca, a confiança e a probabilidade de que qualquer visitante entre em contato para fazer negócios. Ter seu próprio nome de domínio é literalmente sua marca na web.
  7. Nenhum dado analítico ou relatórios. Saber o que está acontecendo é fundamental para testar e evoluir um website. O administrador precisa de uma boa maneira de acompanhar visitantes, comportamento, origem e caminhos trilhados dentro da navegação. Com  alguns criadores de sites, essa informação não existe.

Por quê HostGator é uma recomendação?

Com todos esses elementos em mente, não há como não recomendar o Criador de Sites HostGator. Além de ser uma alternativa viável para desenvolvedores veteranos, a empresa também possui uma plataforma amigável para quem está se iniciando nos mistérios da internet.

O Criador de Sites HostGator não apenas traz todas as vantagens desse tipo de serviço, como também consegue evitar as armadilhas que enganam os usuários de outros planos. Por exemplo, mesmo a modalidade mais básica da ferramenta já oferece a possibilidade de construção de seis páginas, ao invés de uma disponibilizada em alguns serviços por aí. Além disso, a HostGator criou um sistema que não emprega Flash, preza pelo SEO da sua página com recursos internos, disponibiliza temas compatíveis com dispositivos móveis, não exibe anúncios, permite o uso de seu próprio domínio (o cliente pode até mesmo levar o domínio registrado de sua escolha sem pagar nenhum adicional por isso, dependendo do plano). Para quem precisa de dados analíticos para acompanhar a resposta de seus visitantes, a solução ainda oferece  integração com o Google Analytics.

Segundo a própria empresa, “se você possui pouco ou nenhum conhecimento técnico em HTML e CSS, por exemplo, utilizar um criador de sites (também conhecido como site builder) é uma excelente opção. (…) Em minutos você pode ter um site que te ajuda a promover a sua empresa ou expor seus produtos na internet, ou então um blog para compartilhar suas experiências e paixões, ou um projeto social. Tudo de forma intuitiva, sem a necessidade de instalação ou configuração”.

Para quem busca uma solução rápida e econômica, o Criador de Sites Hostgator reúne em uma única ferramenta todos os elementos necessários sem pesar na carteira e com um resultado final de qualidade. Mesmo desenvolvedores veteranos podem encontrar um forte aliado aqui, uma vez que o serviço permite fazer e publicar um site em até um dia, ganhando agilidade e economia de tempo.

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/10)
Notícias
8 visualizações
Notícias
8 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (12/10)

Carlos L. A. da Silva - 12 de outubro de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Como baixar a Atualização de Outubro do Windows 10 e como evitá-la
Dicas
11 visualizações
Dicas
11 visualizações

Como baixar a Atualização de Outubro do Windows 10 e como evitá-la

Carlos L. A. da Silva - 9 de outubro de 2018

Atualização gigante do sistema operacional já está disponível, mas você pode adiantar a instalação. Ou suspendê-la, fica a seu critério. Aprenda com a gente!

Promoções de Jogos do Final de Semana (05/10)
Notícias
15 visualizações
Notícias
15 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (05/10)

Carlos L. A. da Silva - 5 de outubro de 2018

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

As 15 melhores telas de 404 da internet
Artigos
15 visualizações
15 visualizações

As 15 melhores telas de 404 da internet

Carlos L. A. da Silva - 5 de outubro de 2018
GitHub, GitLab ou Bitbucket? Qual nós usamos! // CAC #6
Vídeos
17 visualizações
17 visualizações

GitHub, GitLab ou Bitbucket? Qual nós usamos! // CAC #6

Vanessa Weber Fróes - 4 de outubro de 2018
O que é CGNAT e como isso pode afetar sua conexão de internet
Artigos
20 visualizações
20 visualizações

O que é CGNAT e como isso pode afetar sua conexão de internet

Carlos L. A. da Silva - 1 de outubro de 2018
Promoções de Jogos do Final de Semana (28/09)
Notícias
22 visualizações
22 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (28/09)

Carlos L. A. da Silva - 28 de setembro de 2018