0 Compartilhamentos 80 Views

Seis programas, aplicativos e sites para a pandemia do novo coronavírus

19 de março de 2020

A pandemia do novo coronavírus se agrava a cada dia e a recomendação das autoridades é ficar em casa, fazer a higiene das mãos e praticar o distanciamento social. Assim como em outros momentos, a tecnologia pode nos ajudar a superar essa crise.

Pela primeira vez na História, lojas como Apple Store e Google Play estão reprimindo duramente a publicação de aplicativos relacionados ao assunto mais procurado (comunicado oficial da Apple | comunicado oficial do Google). Para evitar o surgimento de programas maliciosos ou oportunistas, com informações falsas ou duvidosas e para filtrar o ruído na comunicação, as duas lojas aplicaram restrições brutais nesse momento crítico e essa foi uma decisão sábia.

Portanto, recomendamos enfaticamente que se evite o download ou o acesso a sites, aplicativos e programas de origem duvidosa. Como em todos os eventos importantes da História, hackers e scammers aproveitam a curiosidade humana ou o medo para se infiltrar, aplicar golpes e induzir à instalação de malware. Recentemente, um aplicativo chamado COVID-19 Tracker foi alvo de um alerta por ser um ransomware disfarçado.

Entretanto, existem aplicativos e programas de fontes oficiais que podem ajudar você e sua família a se manterem informados sobre o avanço da pandemia, obter dicas de práticas recomendadas por institutos sérios, simular cenários e se distrair em meio ao caos e até mesmo colaborar, de alguma forma, com a pesquisa pela cura ou vacina. Confira nossa lista selecionada a dedo de sugestões:

1) Coronavírus – SUS (Android | iOS)

Esse aplicativo foi desenvolvido pelo Ministério da Saúde do Brasil com o objetivo de  facilitar o acesso a informações sobre o Coronavírus Covid-19 e combater a propagação de notícias falsas. Através desse aplicativo gratuito, é possível obter dicas de prevenção, descrição de sintomas, formas de transmissão, mapa de unidades de saúde e até uma lista de notícias falsas que foram disseminadas sobre o assunto.  Em português.

2) CDC (Android | iOS)

Centers for Disease Control, dos Estados Unidos, se tornou famoso em filmes e séries, mas é uma organização real, respeitada no mundo inteiro. Através do aplicativo é possível se obter boletins em tempo real sobre a expansão do COVID-19, além de recomendações de saúde pública e práticas de combate à pandemia. O aplicativo também apresenta um mapa global dos casos confirmados da doença. Em inglês.

3) Organização Mundial de Saúde

A  World Health Organization (ou Organização Mundial de Saúde – OMS, em português) está na linha de frente do combate mundial à pandemia. Através do seu site, governantes, pesquisadores e civis preocupados podem obter informações apuradas sobre o COVID-19, incluindo recomendações de tratamento, métodos de proteção e dados em tempo real sobre o avanço da doença. Em inglês.

4) Johns Hopkins Coronavirus Resource Center

A Escola de Medicina John Hopkins, em Baltimore, nos Estados Unidos, é uma das instituições de estudo mais conceituadas no mundo em questões de saúde e epidemiologia. Por iniciativa própria, a universidade organizou um centro de recursos com informações sobre o novo coronavírus e um mapa virtual interativo, com contagem de infectados, mortes para o vírus e indivíduos curados, com base em dados obtidos da OMS, do CDC e outros órgãos de saúde. Em inglês.

5) [email protected]

A iniciativa não é nova e já existe desde 2000: utilizar o poder computacional ocioso de milhares de colaboradores espalhados por todo o globo para estudar moléculas e realizar simulações de proteínas para pesquisa de novos medicamentos e até vacinas. Em outras palavras, seu PC, ao invés de carregar um protetor de tela quando não está em uso, irá processar dados. O aplicativo está oferecendo desde o final de fevereiro seus esforços para auxiliar na busca por uma resposta para a pandemia do coronavírus e qualquer um pode participar, baixando e instalando o programa para PC, Mac, Linux e alguns dispositivos Android.  Em inglês.

6) Plague Inc

Os desenvolvedores do jogo Plague Inc já vieram a público ratificar que o título não é um simulador de epidemias no sentido científico e que o público deve buscar informações concretas junto a órgãos oficiais. Embora ele empregue conceitos realistas e possa ajudar a entender o avanço do COVID-19 em linhas gerais, seu objetivo principal é entreter, como um jogo faria. O título apresentou uma explosão de vendas no início da crise na China e acabou tendo sua comercialização banida no país. Em inglês.

Carregando...

Você pode se interessar

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)
Notícias
6 visualizações
Notícias
6 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (22/05)

Carlos L. A. da Silva - 22 de maio de 2020

Confira as melhores ofertas de jogos de PC para o final de semana.

Tech Summit ON – Grupo Movile acontece entre os dia 25 e 29
Notícias
9 visualizações
Notícias
9 visualizações

Tech Summit ON – Grupo Movile acontece entre os dia 25 e 29

Redação - 21 de maio de 2020

Evento, que terá duração de 5 dias, vai compartilhar cases e desafios dos times de tecnologia, além de palestras de mercado com executivos do Grupo

A origem do Zoom
Artigos
9 visualizações
Artigos
9 visualizações

A origem do Zoom

Carlos L. A. da Silva - 19 de maio de 2020

Como surgiu o aplicativo de videoconferência que se tornou uma febre em meio à pandemia.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)
Notícias
22 visualizações
22 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (15/05)

Carlos L. A. da Silva - 15 de maio de 2020
Como apagar a pasta Removable Storage Devices da Área de Trabalho
Dicas
15 visualizações
15 visualizações
Dicas do Google sobre como evitar golpes relacionados à COVID-19
Artigos
19 visualizações
19 visualizações
Promoções de Jogos do Final de Semana (07/05)
Notícias
30 visualizações
30 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/05)

Carlos L. A. da Silva - 8 de maio de 2020