Categorias

Como baixar suas fotos do Flickr

Em dezembro do ano passado, o serviço de armazenamento de fotos na nuvem Flickr anunciou mudanças significativas em seu plano de acesso gratuito. Ao invés de estar limitado a 1 TB de espaço disponível, usuários teriam um limite de 1.000 imagens na plataforma.

Desde janeiro, usuários com mais de 1.000 imagens de qualquer tamanho guardadas em seu perfil não podem mais subir novas fotos para o Flickr. Inicialmente, o serviço iria iniciar o processo de remoção de fotos excedentes a partir de 5 de fevereiro, a partir das imagens mais antigas. Após reclamações dos usuários, esse prazo foi estendido para 12 de março.

Se você tem mais de 1.000 fotos guardadas no Flickr, em alguns dias o serviço terá a permissão de remover permanentemente o número necessário para que sua conta fique dentro desse limite. Uma alternativa para escapar desse expurgo involuntário é aderir ao serviço pago Flickr Pro.

Outra alternativa que os usuários podem adotar é baixar manualmente seus arquivos e guardá-los em um lugar seguro, seja no disco local ou em outros serviços de armazenamento.

Para usuários com contas muito antigas ou uma quantidade absurda de imagens armazenadas, a tarefa de visitar pasta por pasta e selecionar a opção de download é um processo lento e pouco confiável. Entretanto, vamos ensinar um método que coloca a maior parte da tarefa nas mãos do próprio Flickr.

Assim como o Twitter, Facebook, Google Plus, LinkedIn e outros, o Flickr também possui uma ferramenta que permite gerar um download global de todos os dados de sua conta. Essa opção é altamente recomendada para quem deseja preservar também não apenas as fotos como os metadados em formato JSON.

Para acessar essa opção, basta logar em sua conta no Flickr, clicar no seu avatar de perfil e navegar para ConfiguraçõesConfigurações da Conta. A partir daí, existe a área Seus dados do Flickr, onde você deverá apertar o botão Solicitar meus dados do Flickr.

Os arquivos dos seus dados serão enviados para o e-mail especificado. Dependendo da quantidade de fotos armazenadas, o processo pode demorar horas ou mesmo dias. Então, não deixe para a última hora, uma vez que o expurgo começa no próximo dia 12 de março.

Fotos e metadados chegarão em links para download diferentes. As fotos serão agrupadas em documentos compactados com até 500 imagens cada.

Para quem não confia ou não tempo de esperar pela resposta da ferramenta oficial do Flickr, a própria plataforma oferece uma lista de sugestões de aplicativos e programas de terceiros que podem auxiliar no processo de download das fotos.