0 Compartilhamentos 87 Views

As 15 melhores telas de 404 da internet

5 de outubro de 2018

As páginas de erro 404 são um mal necessário na internet e uma tela que absolutamente ninguém gosta de ver quando está navegando em busca de informações ou serviços. Entretanto, isso também não significa que elas elas precisam ser mais feias do que bater em mãe ou tão inúteis quanto uma página em branco!

Já contamos por aqui a origem do erro 404 e quais são os principais atributos de uma boa página de erro para que o usuário não se sinta mais perdido do que já está. Agora é a hora de celebrar o talento e o humor desses criadores de site anônimos que tiveram um tempinho no seu cronograma apertado para preparar as 15 melhores telas de 404 da internet:

1) NASA

A NASA não poderia ter uma página de 404 menos “viajante” do que essa: uma imagem do espaço sideral e a mensagem de que “o objeto cósmico que você está procurando desapareceu além do horizonte de eventos”. O que é uma forma muito elegante e apropriada de dizer que ela sumiu em um buraco negro. Mas provavelmente você apenas digitou o endereço errado.

2) LEGO

A página não-encontrada da LEGO reforça sua marca com simpatia, com um recado simples para ser compreendido por todas as audiências, sem o uso de termos técnicos como “404” que apenas os nerds que frequentam o Código Fonte costumam entender. Para os visitantes de todas as idades, basta saber que o endereço não foi encontrado e algo está “desplugado”.

3) Pixar

Falando em simpatia, não espere menos da página oficial de 404 da Pixar. Aproveitando o sucesso da animação Divertida Mente, a empresa utiliza a personagem Tristeza para criar empatia com o sentimento que o visitante certamente está sentindo ao não achar o que estava procurando. A página ainda emenda uma outra referência ao longa de 2015, insinuando que a informação provavelmente foi para a memória de longo prazo….

4) Amazon

Um dos mais bem escondidos segredos da Amazon é sua página de erro. Como a maior loja virtual do mundo pode ter links quebrados? As pessoas sempre podem digitar errado alguma coisa e pensando nisso, a gigante varejista oferece… cachorros. Atualize a página várias vezes para conhecer os bichos de estimação reais de funcionários que trabalham lá, com poses e descrições bastante fofas. Eles também tem uma página “de verdade”, só para eles.

5) Nuuvem

A maior loja digital de jogos do Brasil optou pelo estilo minimalista, mas simpático, de apresentar sua página 404. Ninguém gosta de se perder na navegação de um link errado, mas a tela está aí para buscar um sorriso, mostrar que alguma coisa está quebrada, que seus criadores também não estão satisfeitos com isso e, claro, oferecer alternativas para que o visitante deixe de ficar perdido.

6) Origin

A loja de jogos digitais da EA também abraça o bom-humor, mas cita a franquia The Sims e a mítica piscina sem escadas que mata seus personagens, porque eles não tem para onde ir. Felizmente, a tela mantém a navegação para você conseguir escapar dessa arapuca e não ficar nadando em círculos, ao mesmo tempo que tenta explicar o que está acontecendo.

7) 9Gag

O site de entretenimento 9Gag não poderia ter uma página de erro 404 parada e convencional e, de fato, ele não decepciona nas expectativas. Trazendo o infame número sobre um GIF animado gigantesco de tela inteira, ele entrega o que se espera. Falha um pouco ao não tentar direcionar o usuário para o caminho correto, mas oferece uma alternativa aceitável (para eles): faça o download do aplicativo.

8) 20th Century Fox

A Fox presta uma homenagem randômica aos grandes filmes do seu passado distante ou mais próximo. Aqui, conseguimos capturar uma referência à comédia Jovem Frankenstein, tanto no texto quanto na imagem. Sem abrir mão dos links tradicionais para o internauta não ficar perdido, a página celebra o acervo que torna a Fox uma referência até os dias de hoje.

9) Ingresso

Se o assunto é cinema, é claro que o site do serviço Ingresso não poderia deixar de fazer uma referência à Sétima Arte, assim como utilizar um meme de internet para manter a proposta de um serviço baseado na internet. Dessa junção, temos então uma página de erro 404 que traz o já memorável GIF do John Travolta desorientado no filme Pulp Fiction, para personificar a surpresa do usuário que chegou pelo endereço errado.

10) Submarino

A loja virtual Submarino usa um pouco de tudo em sua tela de erro: linguagem informal para deixar o usuário menos assustado, uma explicação simples para o que pode ter acontecido, uma animação fofa para gerar empatia, links normais de navegação para o visitante retomar seu caminho e, claro, ofertas selecionadas a dedo (possivelmente customizadas) para tentar uma compra por impulso.

11) Bruce Springsteen

Essa é pro pessoal das antigas que sabe o que é um bom rock: de todos os artistas que poderíamos ter selecionado para essa lista, Bruce Springsteen venceu com sua página de erro 404. Além de uma foto matadora, a mensagem de erro ainda é composta por trechos da faixa “Seeds”: “você não irá encontrar nada por aqui, amigo / exceto sementes soprando na rodovia no vento do sul”.

12) Omelete

Para um site de cultura pop, o Omelete se mostra bastante antenado e atualizado, trazendo o infame estalar de dedos do vilão Thanos ao final de Vingadores: Guerra Infinita. Quem viu o filme, sabe o que isso significa e a mensagem de erro da tela acompanha a brincadeira, sumindo como fumaça diante do poder da Manopla do Infinito. Felizmente, a navegação foi poupada e o usuário pode viver para encontrar destinos menos sombrios.

13) IMDB

O IMDB é o maior banco de dados mundial sobre cinema e, obviamente, sua página de erro 404, ainda que simples, não poderia deixar de destacar a importância do portal. Para manter a página leve, não foram utilizados, posteres, GIFs ou trailers, mas mensagens inspiradas em frases memoráveis do vasto acervo de filmes cadastrados no site, carregados aleatoriamente. O visitante também é brindado, além do link para a página inicial, com um link para o filme mencionado.

14) Airbnb

O Airbnb é um serviço descolado para uma geração de usuários descolados e sua página 404 reflete essa imagem da empresa, trazendo uma animação que busca retratar as pequenas vicissitudes da vida, como derrubar um sorvete… ou errar o endereço e encontrar uma página errada. A tela também traz uma lista de navegação para ajudar os perdidos.

15) Github

Se você acompanha o Código Fonte, respira desenvolvimento e já acorda com uma xícara de café na mão, o Github dispensa apresentações. Lar dos geeks, o site presta uma homenagem à saga Star Wars em sua tela de erro, parafraseando o grande mestre Obi-Wan Kenobi. Mas não seria um site de loucos por programação sem um efeito de parallax quando você mexe o mouse…

Você pode se interessar

IoT: Nossa Casa Automatizada // Unboxing Google Home Hub – Vlog #83
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

IoT: Nossa Casa Automatizada // Unboxing Google Home Hub – Vlog #83

Thais Cardoso de Mello - 13 de dezembro de 2018

Ganhamos um presente super legal do Peter, lá do Ei-Nerd, e da Andreza e resolvemos fazer um Unboxing para apresentar esse gadget pra vocês. E o item da vez é o Google Home Hub, uma assistente virtual cheia de recursos que pretende ajudar no controle dos gadgets de sua casa, na organização do seu dia […]

Retrospectiva 1998!
Artigos
13 visualizações
Artigos
13 visualizações

Retrospectiva 1998!

Carlos L. A. da Silva - 13 de dezembro de 2018

Relembre tudo que aconteceu no mundo da tecnologia... vinte anos atrás!

RegExp // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,808 visualizações

RegExp // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 10 de dezembro de 2018

RegExp é o termo falado nesse Dicionário do Programador, conheça mais sobre o assunto.

Deixe um Comentário

Your email address will not be published.

Mais publicações

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/12)
Notícias
22 visualizações
22 visualizações

Promoções de Jogos do Final de Semana (07/12)

Carlos L. A. da Silva - 7 de dezembro de 2018
Entenda o formato de imagem WebP
Artigos
17 visualizações
17 visualizações

Entenda o formato de imagem WebP

Carlos L. A. da Silva - 6 de dezembro de 2018
Descomplicando Branches no Git usando VS Code // Mão no Código #6
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,816 visualizações
1,655 compartilhamentos6,816 visualizações

Descomplicando Branches no Git usando VS Code // Mão no Código #6

Thais Cardoso de Mello - 6 de dezembro de 2018
NoSQL // Dicionário do Programador
Vídeos
1,655 compartilhamentos6,821 visualizações
1,655 compartilhamentos6,821 visualizações

NoSQL // Dicionário do Programador

Thais Cardoso de Mello - 3 de dezembro de 2018